Hipertexto, Bloco de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referencias especificas denominadas hiperlinks ou simplesmente links. Esses links aparecem de forma destacada no texto permitindo assim acesso a outros textos.
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando recursos como sons, imagens, animação tornando a consulta mais fácil e atraente, foi criado em 1965 pelo filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson, pioneiro da tecnologia da informação e criador de ambos os termos, sobre tais termos criados ele escreveu:
“Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.”
Nelson, Literary Machines 1992
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''.