Regina Maria Alves;
Unidade 4;
Relato de Experiências.
Com a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) nas escolas, a função docente ganha novas dimensões, pois o professor passa a ser:
Um explorador capaz de perceber o que lhe pode interessar, e de aprender, por si só ou em conjunto com os colegas mais próximos, a tirar partido das respectivas potencialidades. Tal como o aluno, o professor acaba por ter de estar sempre a aprender. Desse modo, aproxima-se dos seus alunos. Deixa de ser a autoridade incontestada do saber para passar a ser, muitas vezes, aquele que menos sabe, o que está longe de constituir uma modificação menor do seu papel profissional (PONTE, 2000, p. 76).
Esse novo cenário que se compõe, faz-nos refletir sobre a forma de como trabalhávamos acostumados com aulas expositivas e com aulas expositivas e com as mídias digitais tradicionais, tais como: TV, VÌDEO, DVD. Mas como tudo na vida se transforma a educação não podia ficar de fora dessa transformação, principalmente em sua forma de ensinar e aprender. Sendo assim, se faz necessário que nos educadores e alunos tenhamos oportunidades de utilizar as novas mídias digitais, tais como: computadores, internet, para que possam adquirir outras formas de aprendizado das atividades curriculares, de uma maneira mais dinâmica, colaborativa e interativa.
Tenho certeza, que com uso dessas novas mídias digitais em nossas práticas pedagógicas, alcançaremos resultados bem mais satisfatórios com os nossos alunos, do que mantendo-se atrelados apenas à forma de ensino tradicional. Esses novos recursos beneficiam, tanto os educadores quantos os alunos.
De acordo com Ponte (2000, p. 77), o professor tem que modificar profundamente “sua forma dominante de agir: de (re)transmissores de conteúdos, passam a ser co-aprendentes com os seus alunos, com os seus colegas, com outros actores educativos e com elementos da comunidade em geral”.
Com todas essas vantagens aqui citadas não devemos esquecer que é muito importante que nós educadores, tenhamos muito cuidado ao inserir esses novos recursos tecnológicos em nossas práticas pedagógicas, pois devemos ter o preparo, capacidade e planejamento correto das atividades, além se sabermos operacionalizar os recursos da informática, para em seguida trabalharmos com os nossos alunos. Temos que ensinar os nossos alunos a aprenderem a selecionar as informações importantes e úteis, e para isso este curso vem nos ajudar nesse preparo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário