quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Unidade 4
Atividade 3 – Reflexão do Projeto
Régina Maria Alves


Trabalhar com projetos é gratificante, inovador e torna a aula muita mais motivada tanto para os alunos quanto para os professores que estão executando as ações do projeto por ele elaborado, principalmente quando esta inserido neste projeto ações inovadoras com a utilização de recursos tecnológicos, como a internet por exemplo.
Durante o desenvolvimento do projeto, o aluno tem a oportunidade de recontextualizar conceitos e estratégias, bem como estabelecer relações significativas entre as várias áreas de conhecimentos. Para isto, cabe ao professor adotar uma postura de observação e de análise sobre as necessidades conceituais que emergem no desenvolvimento de um projeto e desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitam o aprendizado do aluno tanto no sentido da abrangência como no sentido do aprofundamento (Freire e Prado, 1999).
Durante a semana da Pátria desenvolvemos na nossa Escola um Projeto interdisciplinar que teve como titulo “Pátria amada Brasil”, onde percebemos mais uma vez a eficácia de se trabalhar com projetos, pois mais uma vez os alunos puderam controlar sua aprendizagem, eles próprios que construíram o conhecimento sobre o assunto abordado, os professores, apenas conduziram o trabalho. Isto é o lado bom e positivo do trabalho por projetos: os alunos se tornam autores de suas buscas, por meio de uma aprendizagem interessante e colaborativa, tornando-se assim: sujeitos críticos e criativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário